sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Eticamente ambicioso


Um olhar para frente e uma visão privilegiada de um vasto, sedutor e perigoso horizonte.
Uma sede corrosiva que impulsiona mecanicamente a física vontade de deixar a inércia e buscar o horizonte, os novos ares e a realização prazerosa dos sonhos e anseios construídos e arquitetados ao longo do trajeto.
De cada ponto que se consegue chegar e obter uma imagem abstrata do horizonte, tem-se concretizada a certeza substancial daquilo que lhe fará mover em direção ao desejado. Alguns chamam de anseio, outros de sonho e alguns loucos, de loucura. Por detrás dessa determinante força motriz apenas uma coisa manifesta-se claramente como responsável, a ambição. Não se dá um passo se quer pelo caminho se não houver em mente a ambição de se chegar a algum ponto específico, nem pronuncia-se em voz alta nenhuma palavra se não quererdes que seja ouvido. É a ambição que move o homem e o capitalismo. Diria, que não há no mundo ser humano em estado de vida que não seja ambicioso e que não tenha, talvez no mais íntimo do consciente, um desejo fulgaz de modificar, construir ou obter um determinado elemento, podendo ser abstrato ou concreto. Diria além, é vital ter-se ambição; é uma lei da natureza que atua em curso normal sobre todos os seres racionais. Alimentar a ambição é fertilizar a coragem maciça de sair rumo a algum objetivo almejado e dispor-se corporal e espiritualmente a transpor pessoas, espaços e sentimentos problemas. Nesse ponto é necessário frizar e trabalhar a tão fundamental visão da ética, considerando essa como base e apoio para uma trajetória consistente, tal qual a coluna edificada sobre a rocha. Sem dúvida alguma, a ética não é uma manifestação passiva da natureza sobre os seres racionais e para transparecê-la e praticá-la é necessário esforço, consciência e firmeza na atitude de valorizar e não distanciar dos bons valores adquiridos em algum espaço de tempo anterior (caso se tenha adquirido algum bom valor). O grande desafio de tudo é manter em linha reta a conduta firme e coerente mesmo diante dos desafiosos problemas ou das circunstâncias que se pode usufruir de métodos anestésicos que prometem aliviar a dor e impulsionar vertiginosamente sua caminhada para aquele tão citado ponto. Os apenas ambiciosos se separam quilometricamente dos éticos, quando levanta-se um histórico do passado e das experiências vividas, como as conquistas foram traçadas e como os sonhos foram tecidos. A ambição jamais pode abafar o nítido som da ética e quando isso ocorre tem-se um indivíduo a mais, a caminhar a esmo em meio ao pó da estrada. Quando firme e sabiamente concilia-se a beleza da ética com a ousadia da ambição, normalmente obtem-se como resultado uma trajetória clara, que pode ser apresentada a todos sem nenhum constrangimento ou máscaras. A grande ambição da humanidade deveria ser sempre ter ética, isso resolveria grandes problemas e aliviaria grandes dores. Cada um com sua ambição, mas todos com compromisso sério de carregar nos ombros o prazeroso peso da tão límpida ética.

2 comentários:

Volúpia disse...

Muito bom seu texto..e também bem escrito.
Concordo com o que diz.

Todos possuem ambição, a partir do momento em que objetiva alguma coisa. Porém saber alcançar tais objetivos é uma tarefa que deve ser lidada em conjunto com a ética.. algo desconsiderado.

Parabéns.

Beijos.

www.sempudor.blogs.sapo.pt

Detalhes de mim... disse...

Nossa Thiago...eu já sabia q vc é uma pessoa apaixonante e lendo seus textos passei a te admirar ainda mais...são lindos!!!
Realmente...Deus mora em vc!!!
Passe esse talento para o teatro tbm viu?!!!
Bjuss!!!